sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A Tábua de Esmeralda




"Verdadeiro,sem falsidade,certo e mais do que real,aquilo que está em baixo é como aquilo que está em cima,e o que está em cima é como o que está em baixo para cumprir as maravilhas de uma coisa.Assim como todas as coisas são criadas de uma coisa,pela vontade e comando do único que a criou,assim todas as coisas são nascidas desta única coisa por prescrição e união.


Seu Pai é o Sol,sua Mãe é a Lua,o vento a carrega em seu ventre,sua ama é a Terra.Este é o Pai da perfeição em todo o mundo.Seu poder é perfeito quando transformado em terra;por isto, devas separar a terra do fogo,e o sutil do rude e grosseiro,mas com amor,com grande compreensão e discernimento.Ela sobe da terra ao céu vem novamente à terra e de novo receba o poder do em cima e do em baixo.



Deste modo terás o esplendor de todo o mundo.Toda falta de compreensão e de capacidade te abandonará.Este é o maior de todos os poderes,pois pode sobrepujar toda a sutileza e pode penetrar tudo o que é sólido.


Assim foi criado o mundo.Assim se originaram raras conbinações e maravilhas são forjadas;está é a maneira de agir.Por isso sou chamado Trismegisto,pois possuo as três partes de sabedoria do mundo.Tudo o que disse a respeito do trabalho do Sol está cumprido ."


( Hermes Trismegisto )
Tradução:R.Phelps.

Vosso irmão...

 



UTOPIA ROSACUZ

 
 
 
Deus de todos os seres humanos,Deus de toda vida,
na humanidade com que sonhamos:
Os políticos são profundamente humanistas e trabalham a serviço
do bem comum.
Os economistas gerem as finanças dos Estados com discernimento
e no interesse de todos.
Os sábios são espiritualistas e buscam sua inspiração no
Livro da Natureza.
Os artistas são inspirados e expressam em suas obras a belezae a
pureza do Plano Divino.
Os médicos são motivados pelo amor ao próximo e cuidam tanto
das almas quanto dos corpos.
Não há miséria nem pobreza,pois cada qual tem aquilo de que
precisa para ser feliz.
O trabalho não é mais vivenciado como uma coerção,mas como
uma fonte do desabrochar e de bem-estar.
A natureza é considerada como o mais belo dos templos e os
animais como nossosirmãos em via de evolução.
Há um Governo mundial,formado pelos dirigentes de todas as
nações trabalhando no interesse de toda humanidade.
A espiritualidade é um ideal e um modo de vida que tem sua
fonte numa Religião universal,baseada mais no conhecimento
das leis divinas do que na crença em Deus.
As relações humanas são fundadas no amor,na amizade e na
fraternidade,de modo que omundo inteiro vive em
paz e harmonia.
 
Assim seja !
 
(Positio Fraternitatis Rosae Crucis -2001) 

Vosso irmão...



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DA APLICAÇÃO

               Como os dias que passaram se foram para sempre,e os dias futuros poderão não chegar a ti no estado presente de teu ser,cabe a ti,ó homem!fazer o uso do estado presente sem lamentar a perda do que passou e sem depender demais do que ainda virá;pois nada podes saber do teus futuros estados,exceto o que tuas ações de agora disponham para eles.

Este momento é teu;o momento seguinte encontra-se no ventre do futuro e não sabes o que te pode trazer;a maturidade do que não nasceu está na observância da lei.

Cada estado futuro  é aquilo que crias no presente.

Tudo que decidires fazer,realiza-o imediatamente.Não deixes para tarde o que puderes realizar pela manhã.

   A indolência é a mãe da carência e da dos;mas o trabalho pelo Bem gera prazer.

A mão da diligência derrota a necessidade;a prosperidade e o sucesso acompanham o homem industrioso.

Que é aquele que adquiriu riqueza,que elevou-se ao poder, ataviou-secom honras,de quem toda cidade fala com louvor e que se coloca diante do rei em seu conselho?Somente aquele que expulsou a indolência de sua casa e disse:"Ociosidade, és minha inimiga ."

Ele cedo deixa o leito e tarde se recolhe;exercita a mente pela contemplação,o corpo pela ação e preserva a saúde de ambos.

O homem ocioso é uma carga para si próprio,as horas lhe pesam na cabeça;ele perambula e não sabe o que fazer.

Seus dias passam como a sombra de uma nuvem;ele não deixa nenhum sinal que o recorde.

Seu corpo adoece por falta de exercício e,embora deseje agir,não tem poder para mover-se;sua mente está obscurecida; seus pensamentos,confusos;ele aspira pelo conhecimento,mas não tem diligência.

Gostaria de comer amêndoa,mas detesta o trabalho de quebrar sua casca.

Sua casa está em desordem,seus servos desperdiçam e tumultuam,e ele caminha para a ruína;vê tudo isto com seus olhos,ouve com os seus ouvidos,sacode a cabeça e deseja,mas não tem resolução;e assim a ruína cairá sobre ele como turbilhão,e a vergonha e o arrependimento descerão com ele ao túmulo.

Contudo,chegará o dia em que tua Alma retornará aos Céus,juntará o pá e o animará.


( A Vós Confio )

 

Vosso irmão...



AO PENSAR...

          É impossível estudar a natureza Divina sem incluir nela o homem.Assim também,será impossível tomar em consideração o homem sem um continuado estudo Divino.Uma coisa pressupõe a outra,e ambas são inseparáveis.

Éimpossível ter um rei sem reino;e é impossível ter um reino sem rei.É inconcebível imaginar um criador sem sua criação,e por certo,não poderia ter havido criação sem o criador.São os dois aspectos de uma única coisa;e,sem uma delas,não poderia haver a outra.O homem é, portanto uma parte indispensável do Todo Universal

 

SABEDORIA...SAGRADO...SILÊNCIO...

"Nós temos de chegar à convicção de que nos encontramos a caminho de volta à Casa do Pai,e nãocaminhando para longe dela.Nós estamos progredindo na direção da unidade,e não da diversidade.'Observai,nosso Pai é único'-esta é a canção da alma retornando."


 



 

(  S.I. )


Vosso irmão...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

ELEGIA DE CAGLIOSTRO

A todos nós que incessantemente estamos em buscas de respostas,eis o que nos diz,o célebre Cagliostro:

"Eu não sou de época alguma nem de lugar algum;

fora do tempo e do espaço,o meu ser espiritual vive a sua eterna existência e,se mergulho no meu pensamento remontando o curso das idades,se estendo o meu espírito para um modo de existência afastado daquele que percebeis,torno-me aquilo que desejo.Participando consciontemente do ser absoluto, regulo a minha ação conforme o meio que me rodeia.Meu nome é o da minha função e o escolho,assim como a minha função,porque sou livre...Eu sou Cagliostro !"

(Conde Alessandro Cagliostro-1786 )

Somos,todos ,indistintamente,seres livres...

Vosso irmão...

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Desiderata,um caminho para a Vida

Siga tranquilamenteentre a pressa e a inquietude,

lembrando-se

que há sempre paz no silêncio.

Tanto quanto possível,sem se humilhar,mantenha boas relaçõescom todas as pessoas.

Fale a sua verdade mansa e claramente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes,pois eles também tem a sua própria história.

Evite pessoas escandalosas e agressivas.Elas afligem o nosso espírito.

Se voce se comparar aos outros,tornar-se-á presunçoso e magoado,pois haverá sempre alguém superior e alguém inferior a voce.

Voce é filho do universo,irmão das estrelas e árvores.Voce merece estar aqui,e mesmo sem voce perceber,a Terra e o Universo vão cumprir o seu destino.

Desfrute das suas realizações,bem como dos seus planos.Mantenha-se interessado em sua carreira,ainda que humilde,pois ela é o ganho real na fortuna cambiante do tempo.

Tenha cautela nos negócios,pois o mundo está cheio de astúcias, mas não se torne um cético,porque a virtude sempre existirá.

Muita gente luta por altos ideais e em toda parte a vida está cheia de heroismo.

Seja voce mesmo,principalmente.Não simule afeição.Não seja descrente do amor,porque mesmo diante de tanta aridez e tanto desencanto ele é tão perene quanto a selva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os arroubos inovadores da juventude.

Alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado,mas não se desespere com perigos imaginários.Muitos temores nascem do cansaço e da solidão, e a despeito de uma disciplina rigorosa.Seja gentil para consigo mesmo.Portanto ,esteja em paz com Deus como quer que voce conceba e quaisquer que sejam seua trabalhos e suas aspirações.

Na fatigante confusão da vida,mantenha-se em paz com a sua prépria alma,apesar de todas as falsidades,fadigas e desencantos.O mundo ainda é bonito.

Seja prudente e faça tudo para ser feliz !

Vosso irmão...

sábado, 11 de agosto de 2012

LUZ NO CAMINHO

LUZ NO CAMINHO
"Brilhem de radiante esperança.Jamais temam o mais difícil desafio.Seus sofrimentos serão o seu maior tesouro,a sua riqueza.Abram novas fronteiras que nunca desafiaram antes.Não se detenham com questões insignificantes,preocupando-se com o que os outros fazem ou deixem de fazer.Independetemente do que os outros fizerem ou da sua condição,levante-se com coragem e iluminem seu caminho ."
(Daisaku Ikeda)

CEREBRO E MENTE
"A profundidade e a variedade das operações cerebrais no homem não são a causa da mente,mas são causadas,isto sim,pela presença de Manas [a Consciência ].E quando nos,de modo contínuo ou só de vez em quando,nos tornamos conscientemente unidos(...) à Alma Espiritual,nós contemplamos o Divino,de certo modo ."
( William Q. Judge )

A VOLTA DO CRISTO
" Duas coisas ficam evidentes para todos: (a) a vinda de Cristo significa a presença de Christos em um mundo regenerado,e não,de modo algum,a vinda literal e corporal de Jesus Cristo (...) Aquele que tenta fazer a ressureição do Espirito crucificado em si mesmo em suas paixões terrestres, e enterrado profundamente no  "sepulcro" da sua carne; aquele que tem força suficiente  para fazer rolar de volta a pedra da materialidade para longe da porta do seu próprio santuário interior,este conseguiu despertar o Cristo em si mesmo ."
(Helena Petrovina Blavatsky)

EXPANDINDO A LUZ
"Devemos procurar em toda parte quem está buscando por nós.Faça o máximo para anunciar a mensagem  Rosacruz (...)do telhado das casas e do topo das montanhas.Milhões devem ser chamados,pois poucos são escolhidos.Nós não escolhemos.Cada um escolhe por si mesmo se deseja viver na luz e disponibilizá-la a todos ."
(Harvey Spencer Lewis)

Por CHRISTO,com CHRISTO,em CHRISTO, eu vos saúdo!!!
Sincéra e fraternalmente
vosso irmão...

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A NOSSA CORRENTE

          Temos dito em nossos estudos,que TODO RESULTADO OBTIDO ESTARÁ SEMPRE EM PROPORÇÃO AOS ESFORÇOS QUE FAZEMOS,e convém que compreendamos perfeitamente este princípio.

Quando nos reunimos em nossas sessões regulamentares,cada um de nós traz para a CORRENTE COLETIVA assim formada uma certa quantidade de forças pessoais, cuja totalidade constitue nos planos internos UM NÚCLEO DE ENERGIAS IRRADIANTES E  ATRAENTES,de efeitos poderosos.

Essa "corrente espiritual",constituida por todos os bons sentimentos e pensamentos emitidos durante os trabalhos,não se dissolve quando os irmãos se retiram,mas CONTINUA  A EXISTIR PERMANENTEMENTE NO MUNDO INTERNO,fortalecendo-se todas as vezes que se formar a corrente no plano físico.

Essa energia espiritual,assim formada,os ocultistas chamam"egregóra",e nós poderiamos considera-la como UM GÊNIO PROTETOR de cada um dos componentes da corrente.

Quando um viajante tem de atravessar uma região perigosa e desconhecida, procura antes,naturalmente,um acompanhamento de pessoas capazes de ajuda-lo e protege-lo durante o trajeto.

Assim também o estudante do espiritualismo há de estar protegido por uma força que o auxilie nos primeiros passos,no desbravar as asperezas do caminho,contra  os empecílhos que certamente o mundo lhe apresentará.

É nesse GÊNIO COLETIVO que o estudante encontrará esse auxílio superior.

Nos momentos de fraqueza e desalento perceberá qual o ponto falho e como há de corrigi-lo;nas ocasiões de tristezas e dor ,compreenderá o seu significado superior,e aprenderá a tirar delas novas bases de uma verdadeira felicidade espiritual.Nas meditações,os mais elevados assuntos se esclarecerão,e se tornarão claros e compreensíveis;os pensamentos e sentimentos inferiores não mais poderão permanecer por muito tempo em seu coração;impulsionado por algo superior,sentirá, cada vez mais a necessidade de ser puro e sincero.

Eis,caro Amigo,alguns efeitos mais simples da CORRENTE ESPIRITUAL COLETIVA constituida nas nossas sessões regulares.Outros resultados surgirão também,altamente importantes,que cada irmão irá gradativamente percebendo no decorrer dos seus estudos e esforços sinceros.

No entanto,sendo a "corrente coletiva" constituida PELAS NOSSAS PRÓPRIAS ENERGIAS ESPIRITUAIS IRRADIADAS,dependerá sempre de nós mesmos oseu aperfeiçoamento e a sua maior capacidade de ação.

Num circuito elétrico,a força da corrente depende do número de pilhas e do potencial de cada uma.Uma pilha "descarregada"no circuito nenhum resultado trará,e só poderá prejudica-lo.

Da mesma forma,numa corrente espiritual,cada irmão representa uma "pilha de forças psiquicas",e naturalmente,é necessário que cada um tenha em si um certo potencial para fortalecer a corrente ou o circúito coletivo.

Não podemos tirar proveito de um capital que não concorremos para constituir.Se não fornecemos energia à corrente nada poderemos receber dela mais tarde.O proveito estará sempre na proporção exata do interesse e da dedicação demonstrada.

O que nos interessa pois,particularmente,é saber como poderemos acumular nossas energias espirituais sabiamente,afim de facilitar o despertar da nossa CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL LATENTE,e para estarmos preparados para os trabalhos da Fraternidade.

Nas práticas aconselhadas,que o caro irmão deve estudar,meditar e executar,são dados os conselhos necessários para esse fim.

Só há um meio de obtermos a ILUMINAÇÃO,e esse meio será sempre O PREPARO PESSOAL,SINCERO E DEDICADO.

(   B.R+C  )

Vosso irmão...