segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DA APLICAÇÃO

               Como os dias que passaram se foram para sempre,e os dias futuros poderão não chegar a ti no estado presente de teu ser,cabe a ti,ó homem!fazer o uso do estado presente sem lamentar a perda do que passou e sem depender demais do que ainda virá;pois nada podes saber do teus futuros estados,exceto o que tuas ações de agora disponham para eles.

Este momento é teu;o momento seguinte encontra-se no ventre do futuro e não sabes o que te pode trazer;a maturidade do que não nasceu está na observância da lei.

Cada estado futuro  é aquilo que crias no presente.

Tudo que decidires fazer,realiza-o imediatamente.Não deixes para tarde o que puderes realizar pela manhã.

   A indolência é a mãe da carência e da dos;mas o trabalho pelo Bem gera prazer.

A mão da diligência derrota a necessidade;a prosperidade e o sucesso acompanham o homem industrioso.

Que é aquele que adquiriu riqueza,que elevou-se ao poder, ataviou-secom honras,de quem toda cidade fala com louvor e que se coloca diante do rei em seu conselho?Somente aquele que expulsou a indolência de sua casa e disse:"Ociosidade, és minha inimiga ."

Ele cedo deixa o leito e tarde se recolhe;exercita a mente pela contemplação,o corpo pela ação e preserva a saúde de ambos.

O homem ocioso é uma carga para si próprio,as horas lhe pesam na cabeça;ele perambula e não sabe o que fazer.

Seus dias passam como a sombra de uma nuvem;ele não deixa nenhum sinal que o recorde.

Seu corpo adoece por falta de exercício e,embora deseje agir,não tem poder para mover-se;sua mente está obscurecida; seus pensamentos,confusos;ele aspira pelo conhecimento,mas não tem diligência.

Gostaria de comer amêndoa,mas detesta o trabalho de quebrar sua casca.

Sua casa está em desordem,seus servos desperdiçam e tumultuam,e ele caminha para a ruína;vê tudo isto com seus olhos,ouve com os seus ouvidos,sacode a cabeça e deseja,mas não tem resolução;e assim a ruína cairá sobre ele como turbilhão,e a vergonha e o arrependimento descerão com ele ao túmulo.

Contudo,chegará o dia em que tua Alma retornará aos Céus,juntará o pá e o animará.


( A Vós Confio )

 

Vosso irmão...



Nenhum comentário: