sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Desiderata,um caminho para a Vida

Siga tranquilamenteentre a pressa e a inquietude,

lembrando-se

que há sempre paz no silêncio.

Tanto quanto possível,sem se humilhar,mantenha boas relaçõescom todas as pessoas.

Fale a sua verdade mansa e claramente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes,pois eles também tem a sua própria história.

Evite pessoas escandalosas e agressivas.Elas afligem o nosso espírito.

Se voce se comparar aos outros,tornar-se-á presunçoso e magoado,pois haverá sempre alguém superior e alguém inferior a voce.

Voce é filho do universo,irmão das estrelas e árvores.Voce merece estar aqui,e mesmo sem voce perceber,a Terra e o Universo vão cumprir o seu destino.

Desfrute das suas realizações,bem como dos seus planos.Mantenha-se interessado em sua carreira,ainda que humilde,pois ela é o ganho real na fortuna cambiante do tempo.

Tenha cautela nos negócios,pois o mundo está cheio de astúcias, mas não se torne um cético,porque a virtude sempre existirá.

Muita gente luta por altos ideais e em toda parte a vida está cheia de heroismo.

Seja voce mesmo,principalmente.Não simule afeição.Não seja descrente do amor,porque mesmo diante de tanta aridez e tanto desencanto ele é tão perene quanto a selva.

Aceite com carinho o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os arroubos inovadores da juventude.

Alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado,mas não se desespere com perigos imaginários.Muitos temores nascem do cansaço e da solidão, e a despeito de uma disciplina rigorosa.Seja gentil para consigo mesmo.Portanto ,esteja em paz com Deus como quer que voce conceba e quaisquer que sejam seua trabalhos e suas aspirações.

Na fatigante confusão da vida,mantenha-se em paz com a sua prépria alma,apesar de todas as falsidades,fadigas e desencantos.O mundo ainda é bonito.

Seja prudente e faça tudo para ser feliz !

Vosso irmão...

Nenhum comentário: