quinta-feira, 5 de julho de 2012

O CÂNTICO DE UM FILOSOFO DESCONHECIDO

             "As maravilhas do senhor parecem lançadas sem ordem e sem designios no campo da imensidão.Brilham esparsas como as flores inumeráveis que a primavera colore nossos prados.Não procuremos um plano mais regular para descreve-las.

           Príncipio dos seres ,todos estão ligados a Ti.É a ligação secreta contigo que lhes dá valor,qualquer que seja o lugar e a posição que ocupem.Ousarei erguer os olhos ao trono de tua Glória.Meus pensamentos vivificar-se-ão ao considera teu amor pelos homens e a sabedoria que reina em tuas Obras.

             Tua palavra subdividiu-se desde a orígem,como uma torrente que do alto da montanha precipita-se sobre rochas pontiagudas.Vejo-a irromper em nuvens de vapor,e cada gota d'agua que lança aos ares reflete a meus olhos a Luz do astro do  dia.Assim,todos os raios de tua palavra fazem brilhar aos olhos do sábio tua Luz viva e sagrada;ele vê tua ação produzir e animar todo o universo.

                  Objetos sublimes de meus cânticos,serei muitas vezes forçado a desviar de vós o meu olhar.O homem acreditou-se mortal,porque encontrou em si algo de mortal;E mesmo aquele que dá vida a todos os seres foi considerado pelo homem,como não tendo vida nem  existência.E a ti,jerusalém,que censuras não terão a fazer os profétas do Senhor!Tomaste o que servia para te paramentar,disse o Senhor,e o que éra feito de meu ouro e da minha prata,que eu havia te dado;formas-te imagens de homens,as quais te prostituiste.Gritos de dor,misturai-vos a meus cantos de alegria;a alegria pura já não é feita para a triste morada do homem.

                   Provas irrefutáveis sobre as verdades primeiras já não foram manifestadas às nações?Se ainda vos restam dúvidas,ide purificar-vos nessas fontes.Depois retornareis para unir vossa voz a minha.E juntos celebraremos as alegrias do homem de desejo,que terá tido a felicidade de chorar pela verdade."

                          Louis-Claude de Saint Martin

                          Vosso irmão...    

Nenhum comentário: