quinta-feira, 12 de julho de 2012

A DIVINDADE UNA

                       A concepção da DIVINDADE entre os antigos,particularmente os Egipícios,resultava não somente de teorias filosóficas mas,sobretudo,de visões diretas no plano invisível.

                      A unidade  da DIVINDADE era ensinada em todos os templos e em todos os Graus Iniciáticos,mas as ações da DIVINDADE ÚNICA eram marcadas por um carater especial  que fazia considerar essa DIVINDADE UNA  como polimorfa nas ditas manifestações.

                      Assim, jamais  se conceberia a idéia de um Cristão instruido considerar o PAI ,o FILHO e o ESPIRÍTO SANTO como deuses distintos e susceptíveis  de opor-se um ao outro.Entretanto,essa é a  idéia dos Mulçumanos, que ensinam que os Cristãos  são politeístas e admitem vários deuses,enquanto eles,os Mulçumanos,não aceitam mais  do que um.

                      A concepção da DIVINDADE UNA,sob um aspécto tríplo,resulta principalmente da conformação do cérebro do ser humano encarnado,que constitui um verdadeiro prisma,refletindo sob três aspéctos qualquer visão mental simples.Além disso,o eco de toda impressão espiritual se encontra nos três centros : o físico ,com seu pléxo solar;o astral,com seu plexo cardíaco;e o espiritual,com o cérebro e seus anéxos.

                      Portanto,é  por um duplo ternário que toda idéia sintética  se analisa na pessoa do homem,podendo-se,agora,entender o ínicio da GENÊSE de Moisés ;Bara-Shith:Ele criou seis,como demonstra Saynt-Yves d'Alveydre em sua Théogonie des Patriarches.

                       Assim o Setenário é ,em sua verdadeira  origem,"um duplo Ternário no meio do qual está a UNIDADE",como um rei sobre o seu trono,dirá o Sepher Jesirah.

                       Em sua essência,portanto,a DIVINDADE UNA  aparece trípla a qualquer iniciados nos Mistérios.

                       Dos três aspéctos dessa DIVINDADE,refletida no prisma  cerebral humano,concebemos:

                       1)Um aspécto criador,masculino dando a vida,de caráter rude e justiceiro,de  fórmula impiedosa,pois o tempo tudo arranjará;

                       2)Um aspécto conservador,feminino,mutiplicando as formas da vida e conservando as espécies,colocando a mutiplicidade das formas  da vida formada.

                       Sendo rude o primeiro aspécto,o segundo é todo doçura,bondade, encorajamento,piedade.É o sustentáculo dos vencidos e dos desesperados;

                       3)Um aspécto de pura de espiritualidade,dando beleza as formas a luz as palavras,as revelações puras,as necessidades mentais.É a iluminação em todos os planos,a volta a síntese pela fé,após a análise das dúvidas.

                        É a chave de todas as compreensões,não só cerebrais,como também,intuitivas e extáticas.

                        Esses três aspéctos da DIVINDADE UNA foram percebidos  por todos os grandes criadores  de religiões e receberam diferentes nomes,de acordo com os povos a que esses nomes eram destinados.

                                                  Gerald Encause

                                                         (PAPUS)

                        Vosso irmão...

 

                       

Nenhum comentário: